Total Pageviews

1/12/07

Procura romper com a trama e manter atores e platéia em atitude de vigília crítica e irônica. As peças no método teatro-feijão-com-arroz mantêm espectadores conscientes e não em estado de torpeza, hipnose diante dos fatos apresentados na encenação teatral, evitando assim a imersão no universo cenicamente construído.

Apresenta-se em constante estado de tensão, em permanente contradição entre si. O texto irônico é um dos processos típicos do método teatro-feijão-com-arroz.

Atores não podem se esquecer que são atores. Atores não podem se imaginar personagens. Atores devem ser sempre atores que desempenham papéis, como um amigo que conta uma piada a outro ou uma vizinha que faz uma fofoca e a outra vizinha e esta sabe que aquilo não passa de uma fofoca; como o amigo do amigo sabe, de antemão, que o que vai ouvir é uma piada e não uma notícia séria.
É o método teatral que mantém a plena consciência de que atuar é uma partícula das peculiaridades individuais, demonstradores dos efeitos das desigualdades.