Total Pageviews

1/15/07

A peça DEBAIXO DA PONTE, com duração de 110min., no método Teatro-feijão-com-arroz, ganhou prêmios em Porto Alegre, RS, em 2004; foi utilizada para preparação de atores na Universidade Federal de Alagoas, em 2003, no Curso de Dramaturgia. Está em cartaz na Bahia desde 2006.

A concepção do espetáculo é a ironia e o deboche. O ator Jofre Soares, de Palmeira dos Índios, AL, e Dona Lola, mulher de Graciliano Ramos, revelaram-se fãs do método Teatro-feijão-com-arroz em um daqueles festivais do início da década de oitenta, em Arapiraca - declararam-se entusiasmados com os textos do método.

A divisão em SITUAÇÕES e FASES, no Teatro-Feijão-Com-Arroz, aboliram os ATOS e as CENAS. Também suprimiram as rubricas, e isto ajuda na concepção cênica do texto. O método de Marcello Ricardo Almeida é uma dramaturgia alicerçada no texto, segundo a opinião do experiente dramaturgo paulistano Fauzi Arap. O método se baseia muito na polarização das personagens. O conflito está sempre presente. As falas são sempre dramáticas (no sentido dramatúrgico, teatral) e o público se diverte muito. Ri de sua própria tragédia urbana; isto acontece nas mais variadas platéias: alunos universitários, alunos secundaristas ou mesmo do ensino fundamental, público de teatro, teatro noturno, diurno, matinê. Diferentes públicos de diferentes lugares, de diferentes classes se divertem muito de sua própria tragédia urbana. Isto faz o público sair do espetáculo, ao ver uma das peças no método Teatro-feijão-com-arroz: "Debaixo da Ponte" pensando em DEBAIXO DA PONTE. A platéia fica literalmente Debaixo da Ponte (a cabeça, claro) por muito tempo.